foto aérea agrishow

EventOOH do AgronegóciOOH – a relação entre o agro e a mídia

Artigo publicado originalmente em Aratu On

O agronegócio está caminhando para assumir em breve 1/3 na formação do PIB Brasil, segundo o relatório da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, citando que em 2021 chegou a 28,0%, o que significa R$ 238 bilhões. Ao observarmos a sua cadeia produtiva notamos que agrega diferentes segmentos interdependentes, que crescem na sua órbita. Iniciando com o preparo da área com alta tecnologia científica, a utilização de maquinário, que em muitos casos até parecem naves espaciais, presença de grandes centros de armazenamento e a logística para o escoamento da safra.

Citações apenas para resumir a sua força de distribuição, geração de renda e divisas internacionais, porém sabidamente é muito mais complexa a influência positiva do segmento em outros inúmeros segmentos econômicos. Mas o nosso objetivo é trazer a importância das grandes exposições e feiras do agronegócio distribuídas em diferentes regiões do país que funcionam como polos de intercâmbios comerciais e trocas de experiências, um verdadeiro show dos segmentos.

Tanto isso é verdade que agregam palavra “show” em 04 das 05 principais feiras do país, são elas: SHOW RURAL, em Cascavel – PR, EXPOINTER em Esteio – RS, AGRISHOW em Ribeirão Preto – SP, BAHIA FARM SHOW em Luís Eduardo Magalhães – BA e TECNOSHOW em Rio Verde – GO, juntas, além de um espetáculo econômico, funcionam como termômetros e molas propulsoras para a construção da importância setorial no PIB brasileiro, somando claro as demais feiras e exposições espalhas pelo país. Os números delas impressionam e justificam a importância ilustradas na tabela, elaborada com dados de 2019 destas 05 grandes feiras, antes da interrupção pandêmica mundial.

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Quando contextualizamos para o marketing, todo evento é uma ferramenta poderosa de comunicação, e para se impor e viabilizar, é capaz de integrar diferentes ferramentas do mix promocional para promover sua visibilidade, um show de “Cross-média”, que une veículos de comunicação On-off, stakeholders de diferentes áreas, ações de promocionais e merchandising, consultorias diversas e assessorias de imprensa, pois sem dúvidas, estes eventos são grandes polos geradores de fatos que contribuem para conteúdo da imprensa nacional e internacional.

Mas o grande destaque está nas peças de comunicação indicativa, no entorno e no seu interior, que é a essência da Mídia Out Of Home, capaz de impactar, identificar, promover e encantar o ambiente, onde centenas de expositores aprimoram a cada ano sua capacidade de divulgar marcas, produtos e serviços com material publicitário que estão em perfeita sintonia com a alta tecnologia exposta por eles.

Os impactos diretos nos ambientes, cidades e rodovias ampliam com a sua presença sazonal, e outros segmentos destas regiões, também aproveitam para atrair novos consumidores do turismo do agronegócio, que lotam hotéis, restaurantes, aeroportos, shopping e ainda ampliam consumo de combustíveis, automóveis, utilitários dentre outros bens e serviços.

A audiência média dos locais quase dobra de volume na área urbana das cidades, já no acesso e no ambiente do evento, um anunciante que fez sua campanha nos 05 maiores eventos terá uma alcance absoluto maior que 1,2 milhões de pessoas no período de 07 a 10 dias, impactando na média absoluta por evento mais de 250 mil pessoas, acumulando em cada peça mais de 50 GRPs, o que significa uma frequência entre 12 e 15, conforme ilustrado na tabela, ainda com excelente C.P.M inferior a R$ 16,00, com isso, todos ganham, feliz a cidade que sedia eventos de qualquer natureza, a economia local o mercado publicitário agradecem a visão os organizadores e suas associações.

Para justificar o conteúdo do artigo criamos os neologismos EVENTOOH e AGRONEGÓCIOOH em função da importância e a obviedade da presença da Mídia OOH e DOOH em todos os eventos. Em 2022 o calendário retorna à normalidade no Brasil após dois anos de recesso.

Certamente, vamos rever grandes espetáculos na rodada de negócios e a presença marcante da comunicação OOH e DOOH nos eventos, nas cidades e ambientes onde seus visitantes mais frequentam antes, durante e após a cada dia, como hotéis, restaurantes, shopping ruas, avenidas, rodovias, dentre outros que também contribuem para novos impactos publicitários e na construção novas receitas que vão se somar a economia local, regional, estadual e nacional.


Laércio Ferreira da Silva

CEO – Instituto INFOOH

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