Visão orgânica 360 graus

A quantidade de profissionais do mercado publicitário, que já atuaram efetivamente dentro das agências, veículos e empresas fornecedoras ao longo da sua carreira, é um percentual muito baixo. E, se acrescentarmos a experiência no marketing digital e núcleos de marketing dos anunciantes, este índice ficará menor ainda. E quem teve estas oportunidades, adquiriram organicamente uma visão 360 graus da estratégia de comunicação e marketing. E mais que a visão, o respeito vivencial dos limites e da interdependência de todas as empresas, pois juntas, formam a indústria da comunicação.

Mas, se você não é um destes profissionais privilegiados, é recomendável que vá em busca de novos conhecimentos, porque vai fazer muita falta, e a seletividade do mercado pode afastar você da atual condição de titular da sua posição.

As universidades já vêm moldando suas grades curriculares, porque o mercado vem exigindo, e com isso, novos profissionais chegarão mais versáteis, e terão domínio e diferentes aptidões pessoais e profissionais.

Para se manter atual, tenha interesse pelo que você ainda não vivenciou, e contextualize a sua atividade, e da sua empresa aos demais. Se estiver no veículo, procure olhar qual é a sua função no mercado, o que realmente vende, e porque seu veículo existe. Pense que seus espaços são virtuais, perecíveis, finitos e precisa ter um mídia kit online transparente e ainda, sempre investir em pesquisas e métricas. Se estiver na agência, tente fazer o exercício de como é complexo conquistar e manter um cliente, e produzir com qualidade usando os seus conhecimentos, que resultam numa estratégia seguida de criatividade. Se estiver na empresa fornecedora, imagine o quanto a agência transpirou, e demorou, para aprovar com os seus clientes, as peças criativas que chegarem até você.

Caso esteja à frente do núcleo de marketing do anunciante, procure entender o valor da intelectualidade publicitária, da tecnologia utilizada na produção das peças, e não apenas no valor, prazos e descontos propostos pelos espaços dos veículos, seja menos transacional e mais estratégico. Se estiver no marketing digital, lembre-se que não é absoluto, chegou para ficar, e se integrar com os demais meios através das suas técnicas de aferição e controle.

Observe que ninguém é absoluto, o fundamental é respeitar posições, limites e promover uma troca de conhecimentos. Compreender também, qual é a sua posição na cadeia produtiva da comunicação em prol da economia de mercado.

Não teremos super-heróis na comunicação, nem precisamos disso. Porém, o que facilitará muito, é adotar processos, procedimentos, formatos, normas e investir na capacitação de profissionais independentemente de qual área atuem. O mercado publicitário sempre vive sob pressão, precisa processar rapidamente dados, tendências, valores, tecnologia, comportamento social, e ainda ser veloz, prático, estratégico, tático, expor inovação para motivar o consumo, sem deixar de lado a criatividade. As empresas do setor, seja em qual posição na cadeia produtiva estiverem, que não promoverem estas facilidades, serão descartadas rapidamente.

Importante destacar, que o tempo dos anunciantes é muito perecível, e entendam que seus concorrentes do segmento, assim como os nossos do mercado publicitário, também são para sempre e mais um dia.

E, para conquistar respeito e a fidelidade do consumidor depende de muitas variáveis condicionantes, e várias delas, ainda bem, estão ancoradas ao nível do conhecimento dos profissionais de marketing e comunicação, e por isso, precisam de capacitação e estudos para se manterem no jogo.

Portanto, se as agências não forem transparentes com seus custos, e as necessidades para manter a excelência exigida pelos anunciantes. Se os veículos de comunicação não normatizarem relações comerciais, valores de tabela, formatos, produtos e condições de pagamentos. Se a sua empresa que produz e materializa as campanhas não tiver tecnologia, velocidade e preços competitivos. E principalmente se o anunciante não promover uma troca de responsabilidades, adotar um fundo promocional com critérios técnicos, para ter condições de investir num calendário de campanhas, o paradoxo do baixo crescimento do mercado perpetuará.

Na realidade, o que cada profissional mais precisa é dominar o tempo, ter procedimentos práticos, respeitar normas, consumir dados, utilizar novas tecnologias e adotar vários sistemas.

Tudo isso, para que os seus raciocínios estratégicos tenham fundamentação, velocidade e aplicabilidade, suprindo as necessidades das marcas, produtos e serviços, para que sejam sempre competitivos e consumidos. Afinal, os núcleos de marketing e a indústria da comunicação existem para transformar o comportamento do consumo e ampliar negócios diariamente.


Laércio Ferreira da Silva

CEO – Instituto INFOOH

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