O Brasil de 5.570 Brasis

O potencial do mercado brasileiro é muito maior do que imaginamos, são poucas empresas que possuem uma abrangência nacional e conseguem distribuir seus bens e serviços com nível de excelência, porque estar presente em 100% do país significa conhecer hábitos e necessidades de consumo de 5.570 cidades, subdivididas em 05 macro regiões ou 27 unidades federativas. E depois de chegar ao ponto de venda, tem um desafio ainda maior, que é estar na residência dos consumidores, e para isso, precisa ter a percepção de valor como marca, “branding”, e preço acessível em diferentes níveis sociais e ser recorrente na necessidade do consumo cotidiano.

Temos muitos “Brasis” que precisam ser descobertos, mas nada é impossível, fundamente seus objetivos para crescer com fontes e dados, elabore metas para cada mercado, e utilize matrizes de marketing como primeiro passo rumo ao sucesso. Parece simples, mas lembre-se, simples não significa ser fácil, exigirá disciplina e respeito por todas etapas da construção de um plano de negócios.

Quando observado o potencial brasileiro em linhas de corte por densidade demográfica, vamos deparar com muitas surpresas e curiosidades como por exemplo: acima de 100 mil habitantes vamos encontrar um pouco mais que 300 cidades, e acima de 200 mil habitantes a metade deste volume e depois quando observamos o I.P.C. (Índice de Potencial de Consumo), observamos uma concentração deste potencial mais incrível ainda, e que também deve ser considerado na decisão de negócios.

Fonte: Singullar Marketing e Comunicação – Agosto 2020

O primeiro passo para ser competitiva, uma empresa precisa adotar critérios de expansão, depois ela já conta com as subdivisões importantes das ferramentas de marketing e comunicação que vão proporcionar visibilidade das suas campanhas. E pouco se comenta, mas o mercado publicitário deve isso a legislação das concessões de rádio e televisão, que permitiram uma nova visão do processo democrático brasileiro, e que simultaneamente, ampliou as oportunidades dos negócios com diferentes estratégias de mídia. A televisão, nos permite um limite de 120 Brasis regionalizados, já para as rádios, que são milhares, acabam se encaixando no mesmo volume regional no Cross-media.

A internet chegou e proporcionou à convergência dos meios, fez tudo junto e misturado com análises precisas de cada cidadão que esteja digitalizado, e integrou conteúdos, negócios, política, informação, cultura, lazer e entretenimento. Mas se voltarmos ao início do século XXI, a mídia OOH que cumpria um papel importante no processo democrático nacional, e está fora da atual permissão eleitoral, fazia nas ruas e bairros, ou seja em cada CEP, o que o marketing digital, que ganhou espaço da mídia impressa, faz atualmente nas telas de celulares e computadores. Porém, sob o “rótulo da dúvida e credibilidade”, que infelizmente a web traz no seu conceito, e conhecemos como Fake News. E completando sobre a mídia OOH, ela está em crescimento exponencial dos investimentos publicitários, ocupa a 3ª posição no ranking de investimentos publicitários (Kantar Ibope 2019), e nunca terá o mesmo rótulo da web, mesmo fora das eleições continua presente em cada cidade brasileira com diferentes tecnologias e formatos, seja offline e ou online, prontas para serem incorporadas nas campanhas publicitárias.

Portanto diante de um cenário tão estratificado de um país com mais de 210 milhões de consumidores, com inúmeras oportunidades de marketing, e facilidade de comunicação, crescer e consolidar marcas depende de investimentos intelectuais antes do monetário, porque o marketing faz receitas, e não precisamos esperar tê-las para elaborar uma ótima estratégia. Pois, um bom plano de negócios, independe do porte da empresa e sim do tamanho das intensões dos seus gestores. E não é porque uma empresa é pequena que não possa ter grandes atitudes. Os nossos 5.570 Brasis estão aí para serem explorados, basta escolher um deles e seguir em frente.


Laércio Ferreira da Silva

CEO – Instituto INFOOH

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