mídia ooh 4.0

Mídia OOH 4.0

A mídia OOH impacta milhões de consumidores diariamente em todas as cidades ao redor do mundo, seja nas ruas, avenidas, rodovias, shoppings, aeroportos, elevadores, empresas, supermercados, academias, eventos e muitos outros lugares acompanhado o cotidiano das pessoas, proporcionando mensagens ou imagens integradas as paisagens e ambientes.

Este é o DNA do meio que nunca desliga, está 24h no ar. Empresas de diferentes segmentos econômicos expõem suas marcas, produtos e serviços. São patrocinadores que decoram lugares, antes cinzas e sem  brilho, e por isso, a sua   presença   além de estratégica, faz parte da cultura e história das cidades. Com inegável custo benefício, versátil em formatos e condições de negociações, é essencial para as campanhas publicitárias. Sua proximidade com consumidor no momento de decidir a compra, gera uma interdependência às estratégias de marketing, e o avanço tecnológico com Led, trouxe naturalmente novos formatos, somando aos já tradicionais existentes. Em 2019, a mídia OOH subiu para o 3º. Lugar no ranking, com 10,5% do bolo publicitário brasileiro, ficando atrás apenas da TV Aberta e Internet.

A comunicação evoluiu, e a mídia OOH também se reinventou, e entrega um excelente conjunto de dados técnicos e métricas. Atualmente, é possível dimensionar o alcance das peças em cada cidade brasileira, facilitando ações específicas, com linguagem e criatividade publicitária adaptada em cada cidade, com diferentes ofertas, promoções e mensagens que falam diretamente com o perfil e cultura de consumo de cada mercado potencial. É possível também, analisar o perfil da densidade demográfica, o potencial de consumo e projetar metas, consumo per capita e ainda prever o retorno desejado utilizando dados de pesquisas com a metodologia exclusiva do meio OOH. Visando mais eficiência, uma empresa por exemplo, consegue agrupar 300 cidades de 25 mil habitantes, e obter 7,5 milhões de consumidores potenciais e expor sua campanha de acordo com sua conveniência e distribuição de produtos regionalizados, ter mensagens específicas que falam a língua de cada cidade, e com isso, ter um posicionamento eficaz inquestionável, possibilitando diferentes análises de performance de vendas, retorno e metas em cada ação promocional, uma vez que 75% do I.P.C. do país está concentrado nas cidades do interior. A prova disso, é o 1º mercado com maior potencial do país, o interior de São Paulo, com 14% do I.P.C. do país, que representa sozinho 56% do consumo da soma de todas as capitais brasileiras, que juntas, totalizam 25% do I.P.C. do mercado nacional.

As empresas e profissionais sintonizados com a evolução do marketing, que observam novas características de consumo em cada cidade, e desejam ampliar seus negócios, agora também precisam considerar que as peças Out Of Home estão mais atuais que nunca, e estão inseridas na “Era do Marketing 4.0”, com muita tecnologia, dados técnicos, pesquisas exclusivas, métricas e informações precisas dos locais, possibilitando fazer análises mercadológicas criteriosas. E a Mídia OOH, se faz cada vez mais necessária, e está bem preparada para acolher os investimentos de todos os segmentos econômicos.


Laércio Ferreira da Silva

CEO – Instituto INFOOH

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